
Bio | About Me
Bruno Carboni (Porto Alegre, 1988) graduou-se em Produção Audiovisual em 2009 pela PUCRS e desempenha funções nas áreas da edição, roteiro e direção.
Foi montador de mais de 20 curtas-metragens, como Damiana, de Andrés Ramírez Paludo (seleção oficial 70º Festival de Cannes) e 10 longa-metragens, entre eles, Morro do céu de Gustavo Spolidoro (13ª Mostra de Cinema de Tiradentes), Castanha de Davi Pretto (64º Festival de Berlim - seção Forum), Beira-mar de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (65º Festival de Berlim - seção Forum), e Rifle, de Davi Pretto (49º Festival de Brasília de Cinema e 67º Festival de Berlim - seção Forum).
Nos trabalhos como diretor, realizou o curta-metragem Quarto de espera, em co-direção com Davi Pretto, que foi selecionado em mais de 25 festivais, e o curta-metragem O teto sobre nós, que estreou na competição Leopards of Tomorrow do 68º Festival de Locarno. Participou de eventos internacionais como Locarno Filmmakers Academy 2015, Berlinale Talents/Editing Studio 2016 e o IDFA Summer Academy e seu primeiro longa-metragem, O Acidente, foi selecionado para o Torino Film Lab Scriptlab 2018.
Em 2020, tornou-se mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, onde desenvolveu uma pesquisa a respeito de cinema e alteridade. Em 2021, as produções Os Dragões e Casa Vazia, nas quais colaborou como montador, foram selecionadas para o 23º Festival do Rio. Em 2022, estreou na direção de longa-metragem com o filme O Acidente, participando nacionalmente no Cineceará e Festival do Rio e, internacionalmente, no Tallinn Black Nights (Estônia), Festival de Turim (Itália), Festival de Beijing (China), entre outros.
No universo das séries, trabalhou na equipe de montagem da segunda temporada de Cidade Invisível, produzida e exibida pela Netflix, na equipe da série Dr4gon, produzida pela Globoplay e, recentemente na equipe de Americana, produzida pela Disney + e ainda sem data de exibição.
Fala português, inglês, espanhol e possui conhecimento de edição e finalização nos softwares Final Cut 7, Adobe Premiere, Davinci Resolve e Avid.